Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
MENDONÇA, Ana Flávia da Fonte Netto de |
Orientador(a): |
ROCHA, Maria Alice Vasconcelos |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Design
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/32254
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Resumo: |
O objeto de estudo deste trabalho é a renda Renascença produzida no município de Poção, Agreste de Pernambuco, na atualidade. Artesanato têxtil secular, de origem europeia, a técnica chegou ao Brasil através de freiras francesas que moraram no Convento de Santa Tereza, em Olinda – PE, e sua prática foi disseminada no Agreste pernambucano e Cariri paraibano a partir do município de Poção, na década de 1930. O objetivo é representar graficamente o passo a passo da construção têxtil dos pontos da renda, para que este conhecimento artesanal fique registrado e não se perca com o passar do tempo e com futuras mudanças econômicas e sociais. Na jornada rumo à representação imagética destes movimentos de agulha e linha, buscou-se conhecer, também, a história deste trabalho manual e o perfil das artesãs que o fazem. Seguindo o método de abordagem indutivo, este estudo utilizou as seguintes técnicas de pesquisa: documentação indireta, através de pesquisas bibliográficas; documentação direta, através de pesquisa de campo de caráter exploratório; e observação direta intensiva, através de observação e entrevista. Ao final, com base nas teorias do Design da Informação, foram geradas representações gráficas de 16 pontos utilizados com frequência na renda Renascença feita em Poção: “Dois amarrado”, “Torre”, “Abacaxi”, “Abacaxi de dois”, “Abacaxi de três”, “Amor seguro”, “Xerém”, “Pauzinho”, “São Paulo”, “Pipoca”, “Malha”, “Aranha tecida”, “Aranha tecida com nervura”, “Traça”, “Sianinha” e “Sianinha de laço”. |