Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Josiene de Melo |
Orientador(a): |
DE NARDI, Fabiele Stockmans |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Letras
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/37794
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Resumo: |
A atividade da renda renascença, exercida por rendeiras do agreste pernambucano, consiste no objeto de análise desta dissertação, cujo tratamento teórico e metodológico se dá a partir de noções como discurso, sujeito, trabalho e identidade. A renascença é um tipo de renda de origem europeia que integra o grupo de rendas de agulha e almofada. Trata-se de um saber secular que chegou ao Brasil no período de colonização, estendendo-se até o semiárido pernambucano onde encontrou espaço e passou a ser praticada por mulheres da cidade de Poção e adjacências até os dias de hoje. Integrada ao sistema de produção artesanal, a atividade afeta diretamente o cotidiano e a identificação das mulheres rendeiras de tal modo que suas vidas já não podem ser tomadas à parte dessa trama. Esse artefato, apreciado por seu valor cultural e estético, tem sido referido pelo segmento da moda e da alta costura como o luxo brasileiro, ocupando lugar de destaque no mercado, sendo alvo de tendências e funcionalidades diversas. Nessa interface, a figura da rendeira é omitida e marginalizada à medida que sua força de trabalho se excede. No circuito econômico da renascença, a rendeira sente-se desvalorizada sobretudo porque vê subtraído o valor material e simbólico do seu trabalho, o que motiva seu deslocamento para outras atividades, em busca de manutenção financeira. Apresentadas as condições de produções do objeto de análise, lançamo-nos sobre o tema em estudo, tendo como arcabouço teórico a Análise do Discurso Pecheuxtiana (AD). O objetivo deste trabalho consiste em analisar os dizeres da rendeira sobre si e sobre a renda (orquestrados com base nos testemunhos das rendeiras por meio de entrevistas), em contraponto com o que se coloca hoje como a indústria da moda. As análises indicam que a relação da rendeira com a renda renascença e o mercado de consumo configura-se pela lógica do sistema de produção/reprodução da ideologia dominante, em que a dinâmica cultural entre diferentes classes sociais se cruzam em relações de conflito, aceitação e resistência. Desse modo, as formações imaginárias traçam a identidade da rendeira pela reprodução de imagens estereotipadas, que submetem tal sujeito a um lugar de inferioridade, de onde se vê excluído e estranho em relação aos meios de produção do seu trabalho. |