Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
LIMA NETO, José Simão de |
Orientador(a): |
BRAYNER, Flávio Henrique Albert |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Filosofia
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43461
|
Resumo: |
Este trabalho intenta pensar num elo de ligação entre a racionalidade comunicativa, desenvolvida na Teoria da Ação Comunicativa (TAC), que pode ser considerada uma das grandes produções intelectuais do filósofo alemão, Jürgen Habermas, publicada em 1981 e a valorização do mundo da vida, dentro de contexto educativo, em que se encontram dois atores sociais elementares, professor e aluno. Desse modo, trabalha-se com o ideal de uma educação como interação-comunicativa, partindo da seguinte questão: “Como agir comunicativamente em face à ausência de uma relação filosófico-crítica?”. Tal indagação surge diante da dificuldade de se valorar, no sentido do respeito ao outro, o discurso. Ressaltando a argumentação de Habermas (1981) que o processo de inclusão do outro acontece por meio de uma relação comunicativa, em que a valorização do mundo da vida (Lebenswelt) se torna uma das principais práticas da liberdade, no processo de formação humana, dentro deste aparato teórico, aposta-se na Teoria da Ação comunicativa, que, corroborando com o Ensino de Filosofia, pode cumprir uma das suas maiores funções, incluir o outro. O trabalho está divido em três partes: em um primeiro momento, é realizado um percurso que corresponde a um traçado histórico-conceitual, partindo da criação do Instituto de Pesquisa Social, em Frankfurt, Alemanha, passando por suas diversas articulações conceituais e concepções de sociedade até a guinada linguístico-pragmática, ponto crucial na caminhada filosófica de Habermas, pois significa a superação crítica da filosofia da consciência, e consolidando a ideia de pensamento pós-metafisico. Em um segundo momento, são expostas as diferentes raízes da racionalidade, apresentando o conceito amplo da razão, conceito capaz de dar conta da compreensão das realidades sempre mais complexas das sociedades contemporâneas, em que nos debruçamos sobre a problemática em torno do mundo da vida e do mundo sistêmico, instrumentalizado, dentro de uma perceptiva de “reabilitação” do “lebenswelt” (mundo da vida). Enfim, é apresentado como o agir comunicativo pode colaborar com a sustentação de uma educação centrada na valorização dos diferentes contextos intersubjetivos, fomentado práticas de liberdade dialógica, assim, considerando o contexto educativo como um ambiente de humanização de seus atores. |