Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
NASCIMENTO, Arthur Gustavo Lira do. |
Orientador(a): |
TEIXEIRA, Flávio Weinstein |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Pernambuco
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pos Graduacao em Historia
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/15709
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Resumo: |
Este trabalho tem como objetivo principal analisar a relação entre cultura e política durante o Estado Novo (1937-1945) a partir da cinematografia em Pernambuco. Para isso, fazemos uma releitura da história do cinema pernambucano e da construção social do período considerando os principais agentes culturais e a estrutura doutrinária do regime estado-novista. A análise envolvendo as produções cinematográficas tem como fonte a documentação impressa e audiovisual que nos revela vários aspectos da política Varguista e da sociedade republicana. A difusão do cinema durante o período denominado Estado Novo coincide com as primeiras experiências de sonorização do cinema Pernambuco. Muitas produtoras e cineastas estiveram ao lado do governo através de órgãos e políticas culturais voltadas à cinematografia, produzindo documentários e cinejornais propagandísticos que exaltavam os feitos do presidente e do interventor pernambucano Agamenon Magalhães. Dentre os seus maiores registros destinados ao Estado Novo, estão às filmagens do III Congresso Eucarístico Nacional, da Liga Social contra o Mocambo, da visita de Getúlio Vargas ao estado de Pernambuco e da Grande Exposição Nacional, todos realizados pela empresa pernambucana Meridional Filmes. |