O Don Juan da Rua Nova: um estudo-itinerário sobre A Emparedada da Rua Nova, de Joaquim Maria Carneiro Vilela

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2008
Autor(a) principal: Maria Ramos De Mendonça, Helena
Orientador(a): Márcio Tenório Vieira, Anco
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/7286
Resumo: Don Juan é o personagem central da peça El Burlador de Sevilla y El Convidado de Piedra, criada pelo religioso espanhol Frei Gabriel Téllez (ou Tirso de Molina), em princípios do século XVII, na Espanha. No entanto, seguindo seu destino de múltiplas conquistas, Don Juan não se satisfez em ocupar a mente de um único autor e, ao longo dos séculos, tem sido reinventado a tal ponto que os estudiosos atribuíram-lhe a classificação de mito literário . Desta forma, através do instrumental teórico fornecido pela metodologia da Literatura Comparada (que ocupa-se, entre outros conceitos, das definições de tema , motivo e mito ), o objetivo do presente trabalho é proporcionar um encontro entre o mito de Don Juan e A Emparedada da Rua Nova, obra criada pelo escritor Joaquim Maria Carneiro Vilela, no final do século XIX, uma vez que tal romance adequa-se, perfeitamente, ao que Jean Rousset (apud DE GRÈVE 1995 : 66) estabeleceu como a estrutura triangular do mito de Don Juan , composta pelo grupo de mulheres , pelo morto e pelo herói . A partir de tal circunstância confirma-se mais uma conquista do Burlador de Sevilla ou do Don Juan da Rua Nova