Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2015 |
Autor(a) principal: |
Serafim, Elisa Feltran |
Orientador(a): |
Cavalcanti, Virgínia Pereira |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/13894
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Resumo: |
A presente dissertação se propõe analisar, seis modelos de atuação de design junto a grupos de produção artesanal. Com o foco nas experiências desenvolvidas em duas regiões brasileiras – Nordeste e Sudeste, estes modelos são identificados a partir de três diferentes perfis: núcleos de extensão, associações e ações individuais. Na busca pela compreensão da relação atual entre o design e o artesanato brasileiro, considera-se artesanato o saber adquirido pela prática do fazer manual resultando na configuração de artefatos que revelam simbolicamente e funcionalmente aspectos culturais e sociais de determinadas comunidades. O universo que envolve os grupos e comunidades de produção artesanal trazem consigo questões que abrangem o meio ambiente, a sociedade e a economia (práticas de produção e comercialização). O design como área do conhecimento apresenta nas ações e projetos junto à comunidades artesanais um olhar especial que busca na valorização da cultura popular as principais referências para o desenvolvimento de novas ideias, de novos produtos e de novas formas de vida e trabalho. A partir dos modelos de atuação observa-se que a aproximação do design junto ao artesanato brasileiro, desde os anos 2000, busca contribuir para uma nova interpretação de ações que alinham realidades e saberes distintos em novas experiências projetuais. |