Self-Design : uma abordagem das perspectivas simbólicas na criação e no consumo de artefatos autorais de Design

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: PONTES, Maria Débora Fernandes
Orientador(a): WAECHTER, Hans da Nóbrega
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Design
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/49790
Resumo: O estudo apresentado buscou descrever e analisar alguns dos processos que envolvem a produção autoral de artefatos oriundos do Design, levando em consideração relações comunicacionais e simbólicas colocadas em prática entre os principais atores envolvidos nesta dinâmica, criadores e consumidores. Deste modo, o que se propõe é que os artefatos participam diretamente enquanto mediadores nas formas como estes indivíduos veem e participam do mundo a sua volta. Tendo como base contribuições teóricas dos campos da Psicologia, da Sociologia e do Consumo, aliadas ao conceito de Self-Design proposto pelo filósofo e crítico de arte Boris Groys, a investigação aqui proposta intencionou construir uma abordagem estratégica, ao considerar subjetividades individuais e coletivas, partindo da premissa de que são os objetos cotidianos que possibilitam a interseção entre os mundos possíveis idealizados por criadores e por consumidores. Partindo de uma investigação fundamentada em um modelo metodológico com inspiração etnográfica, foram elaboradas sete fases de investigação. O encadeamento destas fases possibilitou a aplicação de métodos e ferramentas específicas para a sondagem com as duas amostras investigadas, entrevistas com criadores de artefatos e escalas avaliativas destinadas aos consumidores, de modo que estes também contribuíssem enquanto validadores das propostas conceituais oferecidas pelas marcas participantes no estudo. As propostas conceituais, por sua vez, foram apresentadas aos consumidores por meio da elaboração de moodboards conceituais, em que artifícios imagéticos e simbólicos foram intensivamente explorados, na busca pela compreensão da assimilação cognitiva dos participantes. Por fim, enquanto resultados e conclusões obtidas com a investigação, foi possível confirmar que as narrativas autobiográficas expressas pelos produtores autorais de Design, por meio dos artefatos que desenvolvem, são em grande medida assimiladas e correspondidas pelo seu público consumidor, confirmando assim a importância da dimensão simbólica para o Design.