A colonialidade presente nas pesquisas da revista Estudos em Design

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2021
Autor(a) principal: ARCOVERDE JÚNIOR, José Carlos Porto
Orientador(a): GÓMEZ CASTILLO, Leonardo Augusto
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Pernambuco
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pos Graduacao em Design
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/46512
Resumo: Dentro da produção acadêmica e da pesquisa em design, a escrita de artigos científicos não pode ser considerada neutra. Ela recebe o impacto da sociedade onde está inserida tanto em suas temáticas quanto suas articulações por meio das construções discursivas. Essa Dissertação de Mestrado tomou como método de pesquisa a Teoria Fundamentada (Grounded Theory), a partir da escolha de um conjunto de 317 artigos acadêmicos, em uma janela de tempo de 15 anos e utilizando técnicas de mineração de textos, para compreender os padrões percebidos na pesquisa em design, dentro do contexto social histórico, cultural, político do Brasil, e seu alinhamento nas diversas áreas do design com os discursos da colonialidade. Foram inferidas desigualdades notáveis ao menos em três modalidades: na forma de uma hierarquia de gênero, que além da predominância binária, apresenta uma frequência maior de incidência masculina; na distribuição espacial da frequência dos termos, em dois grandes eixos: norte x sul, no contexto global (com predominância do norte) e sul/sudeste x norte/nordeste, dentro do Brasil, com ênfase na frequência sul/sudeste; e por fim, um apagamento da produção do conhecimento além da branquitude, e a ausência dos saberes subalternizados. Espera-se que este trabalho forneça um material analítico para reflexão sobre as possibilidades de um saber do campo do design que abra discussões mais aprofundadas em relação à colonialidade presente no design no Brasil, permitindo que seja mais inclusivo e que assim atinja novas possibilidades de ação na sociedade.