Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
LAMEIRA, Natália Conceição
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Orientador(a): |
LUCIO, Elizabeth Orofino
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal do Pará
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior
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Departamento: |
Núcleo de Inovação e Tecnologias Aplicadas a Ensino e Extensão
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufpa.br/jspui/handle/2011/16287
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Resumo: |
Encontros, afetos, biografias, experiência e criatividade, por meio do ensino da língua Warao, espanhola e portuguesa, reunidas marcam o propósito e o início de uma grande e nova narrativa. No rio de vivências, com a intenção de cumprir com o que havia proposto, decidiu que a dissertação navegaria através de uma metodologia inovadora - a narrativa, de LUCIO (2020) por essa razão o percurso desta investigação ocorreu em uma dimensão composta pelo entrelaçamento da água, personagem ficcional que é o fio condutor e elo, entre a narrativa ficcional e autoral desenvolvida com a discussão proposta a fim de narrar o processo de autobiográfica e de formação, e dentro destas encontram-se a discussão e o diálogo sobre o papel da universidade nas lutas sociais, sua importância na criação de políticas afirmativas, também, o que seria universidade na Pan-amazônia, ensino de línguas, ensino e aprendizagem em ambientes de formação, o que é, para que e como utilizar do ensino intercultural para uma formação que quebra correntes, e se coloca como uma resistência ao apagamento cultural. Um compilado de narrativas de sujeitos, corpos e histórias que ocupam e constituem o espaço universitário e que constituíram com a proposta descrita, mais especificamente na área da linguagem no ensino superior. A pesquisa foi desenvolvida durante o curso de mestrado profissional em Criatividade e Inovação em Metodologias de Ensino Superior (PPGCIMES), situando-se na área de pesquisa Inovações Metodológicas do Ensino Superior (INOVAMES). A dissertação contou com o aporte teórico de Viñas (2004) o que é cultura e patrimônio cultural imaterial, experiência de Larrosa (2014), experiência e transformação, e pesquisa narrativa de Clandinin e Connelly (2011). Além de criatividade de Mihaly Csikssentmihalyi (1999) e de Pascale (2005), de educação libertadora de Paulo Freire (1997), gêneros discursivos Bakhtin (1997) linguagem de Bakhtin (1997) e Geraldi (1996), formação de professores no ciberespaço Lévy (2000) entre outros que complementam a narrativa teórica e metodológica desta dissertação. A pesquisadora apenas abriu-se à experiência que a pesquisa narrativa proporciona, e evidenciou o sentimento e as impressões de quem se permitiu tocar e se transformar por meio do processo criativo descrito. Como resultado surgiram produto e subprodutos educacionais que podem auxiliar o processo de ensino e aprendizagem intercultural Warao. |