Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2017 |
Autor(a) principal: |
Carneiro, Sarah Vieira |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Link de acesso: |
https://biblioteca.sophia.com.br/terminalri/9575/acervo/detalhe/111019
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Resumo: |
Ainda que o luto seja amplamente reconhecido como uma experiência humana universal, uma resposta normal e esperada à perda, sua abordagem em pesquisas em saúde mental é crescente. A medicalização da vida se expandiu de modo a alcançar também a vivência da perda. A literatura especializada aponta características (sintomas) normais e patológicas do luto, o tempo de duração, a intensidade, o curso, o prognóstico e o seu tratamento. Há mesmo um ¿movimento¿ científico para inclusão do luto ou do luto patológico como categorias clínicas nos manuais diagnósticos, processo que se encontra em franca expansão. O principal objetivo desta tese é compreender o luto na contemporaneidade, à luz da fenomenologia existencial de Jean-Paul Sartre. Na persecução deste propósito, caminhamos no sentido de: 1) delinear as condições de possibilidade da morte e do luto na sociedade contemporânea, em termos de história, cultura, mercado e etiqueta; 2) discutir o processo de patologização do luto; 3) analisar, a partir do histórico das edições do DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), a inserção do luto como transtorno mental; 4) examinar a perspectiva científica mais atual em relação ao luto, qual seja, sua neurobiologização; e, 5) articular a fenomenologia existencial sartreana com os fenômeno da morte e do luto. Assim, a compreensão do fenômeno do luto na contemporaneidade não pode se dar apenas por meio de um estudo teórico, mas deve entrever a significação individual dos elementos do mundo. Desta forma, a presente pesquisa se produziu no vaivém (progressivo-regressivo) da história singular e da determinação geral das condições de vida do sujeito, o que nos permitiu reconstituir progressivamente a existência material do sujeito e alcançar a ¿lógica da liberdade¿ (Sartre, 1960/2004, p. 69) do seu luto. Desta forma, utilizamos como método a dialética liberdade/situação. Pudemos compreender que não há algo como um luto patológico, mas que cada luto se insere no projeto-de-ser de cada enlutado, em uma dada cultura e num tempo histórico específico. O que a contemporaneidade oferece é a mercantilização dos ritos, a negação do sofrimento e a medicalização do luto, que não siga suas rígidas regras de etiqueta e de saúde. As condições de possibilidade de enlutamento na nossa sociedade são estratégias de má-fé. A etiqueta fúnebre é outra versão cotidiana: o choro e a tristeza não convêm; é importante que a perda seja sentida o mínimo possível e que a comunidade se aperceba dela de modo muito superficial e rápido: 1) o cadáver deve ser um simulacro aprimorado do corpo vivo e, ante a sua desaparição, prontamente se apresentam o dever moral e a obrigação social de evitar a dor em público; 2) a retomada de uma vida produtiva, funcional e; enfim, 3) o compromisso de parecer feliz o mais rápido possível. Escolher-se doente é um caminho de má-fé possível e, cada vez mais, eleito, uma vez que traduz a expectativa da coletividade e reproduz o saber médico. O sujeito do nosso caso foi do ¿contra¿, rejeitando o diagnóstico, a medicação, viveu (e ainda vive) seu luto à sua maneira. Palavras-chave: 1) Luto; 2) Existencialismo; 3) DSM; 4) Diagnóstico; 5) Jean-Paul Sartre. |