Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de água viva : um recorte comparativo-biográfico-cultural

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2012
Autor(a) principal: Oliveira, Marcos Antônio de
Orientador(a): Nolasco, Edgar Cézar
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://repositorio.ufms.br/handle/123456789/1823
Resumo: Nesta pesquisa, como sugere o título, “Clarice Lispector entre a pintura e a escritura de Água viva”, faço uma análise da produção pictural (vinte e dois quadros pintados por Clarice Lispector) e do livro Água viva (1973) embasada nos postulados dos estudos comparados, culturais e da crítica biográfica. Não obstante, vale salientar ao leitor que a produção pictural clariciana resume-se em uma atividade “amadora da intelectual” (GOTLIB), realizada, em sua grande maioria, entre os anos de 1975 e 1976. Nesse sentido, apesar de o livro ter sido publicado dois anos antes (1973) da prática mais intensa da artista na pintura, defendo a ideia de que ele antecipa o processo pictural de Clarice Lispector. Para tanto, o “recorte” crítico proposto toma o livro Água viva como um suplemento (DERRIDA) das pinturas, e vice-versa. Nesse tocante, as semelhanças não são poucas, a começar pela constatação de que no livro temse uma narradora-pintora que se propõe a dialogar com seu processo de criação pictural/verbal. Por conseguinte, nas pinturas, já que algumas são descritas no livro pela narradora-pintora, comprova-se o mesmo “recorte” biográfico apresentado no livro Água viva. Partindo disso, articulo a ideia de que o livro e as pinturas são partes e complementam o bios de Clarice Lispector na mesma medida em que ambos suplementam-se como obra e como vida.