Um beijo vale mais que mil palavras: a representação do homossexual masculino nas obras de Walcyr Carrasco

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: Vardiero, Talison Pires lattes
Orientador(a): Xavier, Mariana Ramalho Procópio lattes
Banca de defesa: Thome, Claudia de Albuquerque lattes, Coutinho, Iluska Maria da Silva lattes, Machado, Felipe Viero Kolinski lattes, Câmara, Marco Túlio lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/16956
Resumo: A presente pesquisa busca compreender as representações sociais que permeiam o conceito de masculinidade e, também, a forma como os personagens gays lidam com a própria sexualidade, a descoberta sexual e as vivências nos contextos familiares e afetivos. Como recorte, selecionamos três novelas da Rede Globo, exibidas no horário das 21h e escritas por Walcyr Carrasco: Amor à vida (2013); O outro lado paraíso (2017); e A dona do pedaço (2019). Investigamos as trajetórias de três personagens dissidentes sexuais, sendo um de cada obra, respectivamente: Félix (Mateus Solano); Samuel (Eriberto Leão); e Agno (Malvino Salvador). Nesta perspectiva, ainda avaliamos a participação dos companheiros que fazem par romântico com os selecionados para a amostra. Para o entendimento de tais questões, ancoramo-nos no paradigma indiciário (Braga, 2008), para rastrearmos indícios apresentados pelas cenas que sejam reveladores das vivências familiares e afetivas dos personagens. Tais indícios foram organizados em seis eixos: a apresentação do personagem ao público; o momento em que o público descobre a real sexualidade do personagem; os conflitos vividos até o momento da saída do armário no contexto ficcional (caso não seja explícita desde a primeira aparição); a relação familiar - ou do núcleo em que está inserido - diante da sexualidade; os desafios vividos pelo personagem / ou vivências afetivas experienciadas; e, por fim, o beijo gay como uma redenção do personagem. Concomitantemente, os indícios são observados à luz da Análise da Materialidade Audiovisual (Coutinho, 2018), uma vez que tal procedimento nos permite avaliar aspectos de imagem, som, texto, edição, além das informações paratextuais para composição das cenas. Como principais lentes teóricas utilizadas para a investigação, utilizamos as propostas sobre telenovela brasileira como uma narrativa sobre a nação (Lopes 2003) e telenovela como recurso comunicativo (Lopes, 2009). Também ancoramos a pesquisa nos estudos de masculinidade e sexualidade de Almeida (2016), Connell (2016), Januário (2016), Miskolci (2016), Trevisan (2018) e Foucault (2021). Para tratar das Representações Sociais, fizemos uso dos estudos de Moscovici (2007), Jodelet (2005), Hall (2016) e Procópio (2008). Os resultados encontrados nos levam a problematizar os obstáculos criados socialmente sobre a relação entre homens e como a instituição “família” representa a base principal para a criação de armários no âmbito ficcional.