Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2023 |
Autor(a) principal: |
Castro, Laise Lutz Condé de
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Silva, Elisabeth Murilho da
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Rossi, Túlio Cunha
,
Rainho, Maria do Carmo Teixeira,
Bonadio, Maria Claudia,
Pelegrini, Christian Hugo |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes
|
Departamento: |
IAD – Instituto de Artes e Design
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/15875
|
Resumo: |
O presente trabalho tem como objetivo analisar as representações femininas em produções seriadas da Rede Globo de Televisão, entre os anos 1979-82, que se apropriaram de temáticas feministas. Desde a década de 1970, estas ganharam visibilidade na mídia e nas ruas com a emergência de movimentos feministas organizados no ocidente. Reconhecendo que o cinema e a televisão são Tecnologias do Gênero (LAURETIS, 1994) capazes de influenciar e limitar as vivências de mulheres, impondo seus modelos, investiga-se a aparência e o comportamento das personagens de duas produções audiovisuais exibidas na emissora: o seriado Malu Mulher (1979-80) e a minissérie Quem Ama Não Mata (1982). Analisa-se aqui como foram construídas as narrativas e, principalmente, as representações visuais, pelo viés do figurino e suas correspondências na história da moda e na cultura das aparências, a fim de reconhecer os possíveis significados sociais que foram transmitidos às telespectadoras. |