Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2012 |
Autor(a) principal: |
Domingos , Ricardo Ibrhaim Matos
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Ribeiro , Gilvan Procópio
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Faria , Alexandre Graça
,
Penna , João Camillo Barros de Oliveira
,
Pires , André Monteiro Guimarães Dias
,
Silva , Maria Andréia de Paula
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Letras: Estudos Literários
|
Departamento: |
Faculdade de Letras
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/1980
|
Resumo: |
O presente trabalho tem por objetivo realizar uma análise comparativa entre o “Manifesto Antropófago”, de Oswald de Andrade, escritor do primeiro grupo modernista nacional, e o “Manifesto da Antropofagia Periférica”, de Sérgio Vaz, participante da nova cena literária brasileira advinda das periferias dos grandes centros urbanos, mais conhecida como literatura marginal. A análise se dará através da ideia de que o manifesto delineia-se, enquanto gênero textual, por uma iniciativa global de questionamentos, ou seja, se insere em campos de atuação diversos, tais como a cultura, a sociedade e os meios políticos contemporâneos aos textos. Tal abordagem da literatura como fragmento cultural busca demostrar que ambos os textos conservam em si uma postura crítica que procura desestabilizar as posições de poder ao apontarem para a legitimação de manifestações culturais negadas como representativas ou válidas através da utilização de identidades historicamente estigmatizadas na sociedade em que se encontram, procurando pôr em contato produções cultural das mais diversas origens, igualando-as. Assim sendo, os mais diversos elementos sociais e culturais ganham importâncias igualitárias nos campos de representação e deslocam os discursos de poder centrados na ideia de inferioridade/superioridades das identidades em jogo. Ainda procuramos esclarecer a importância que tal iniciativa literária adquire dentro do campo cultural brasileiro e as consequências da retomada de tal conceito para o entendimento da nova cena literária nacional. |