Yukio Mishima e Nathalie Gassel: conexões entre fisiculturismo e arte

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Rezende, Camila Ribeiro de Almeida lattes
Orientador(a): Cristofaro, Ricardo de lattes
Banca de defesa: Zago, Renata Cristina de Oliveira Maia lattes, Lee, Henrique de Oliveira lattes, Sequeira, Rosane Preciosa lattes, Azevedo, Mário Cesar de lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Artes
Departamento: IAD – Instituto de Artes e Design
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/5388
Resumo: Esta dissertação parte da investigação das obras Sol e aço (1968), do artista japonês Yukio Mishima (1925-1970), e A construção de um corpo pornográfico (2005) da artista belga Nathalie Gassel (1964). Ambos praticaram o fisiculturismo enquanto processo artístico a fim de construir uma obra de arte orgânica. Por meio da literatura, eles reconfiguraram essa prática e produziram um sentido de criação particular para ela. Em diálogo com estas obras, são utilizados conceitos e perspectivas provenientes das artes, da literatura, das ciências sociais e da filosofia, visando compreender como o trabalho desses artistas que têm por base o fisiculturismo pode problematizar as abordagens sobre o culto ao corpo e sua utilização como forma de arte.