O céu pelo avesso: a religião na poética de Murilo Mendes

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2019
Autor(a) principal: Munck Junior, Edson lattes
Orientador(a): Gross, Eduardo lattes
Banca de defesa: Furtado, Fernando Fábio Fiorese lattes, Roos, Jonas lattes, Rodrigues, Leandro Garcia lattes, Magalhães, Antônio Carlos de Melo lattes
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Ciência da Religião
Departamento: ICH – Instituto de Ciências Humanas
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/9967
Resumo: A lírica de Murilo Mendes perfaz um caminho de destaque na Literatura Brasileira pela originalidade e pela abrangência temático-formal que empreende, sendo internacionalmente conhecida como uma das mais profícuas do século XX. Dentre os modos de operação da poética do autor, o modernismo efetivado em suas letras distingue-se das demais produções atinentes ao momento literário que se deu no Brasil por haver nele a presença vigorosa da lida com o tema da religião. Em sua biografia, o poeta experimentou a conversão à fé cristã, e esse fato transformou-se em marca estética de sua escritura, uma vez que o universo simbólico do cristianismo passou a ser, com frequência, acionado pelo autor a fim de criar suas obras. A religião, em Murilo Mendes, está em diálogo com a poesia, com a música, com a pintura, com a dança, com a história, enfim, com os recursos da poiésis do autor. Dessa maneira, empreender um estudo que identifique, analise e interprete os diálogos com a religião presentes na poética de Murilo Mendes é a intenção principal do presente trabalho. Embora haja reconhecimento da magnitude poética muriliana, pouco se dedicou a entender os mecanismos de operação da poesia do autor que dialoga com o tema religioso, efetivando-se um estudo detalhado desse quesito. Assim, a partir de uma abordagem interdisciplinar, estabelecem-se as possibilidades de interpretação do corpus poético muriliano com vistas à identificação, à análise e à interpretação do religioso em sua lírica. Um dos aspectos relevantes na produção de Murilo Mendes é que, em face das tensões que a modernidade propôs para o ser humano, para a religião e para toda a sociedade ocidental, o poeta elege o caminho de reabilitar as tradições, promovendo a aproximação entre os homens do século XX e o universo mítico-religioso de outrora. Esse procedimento, o qual se pode verificar nas produções modernistas da chamada segunda geração dessa estética literária no país, distinguese dos demais pela postura problematizadora que o eu lírico muriliano empreende ao tratar do tema religioso. A crueza da condição humana, em suas restrições variadas, a inquirição da religiosidade tradicional e ortodoxa a fim de mobilizar sentido para a vivência da fé nos tempos presentes e a constatação do mistério que se oferta, como um desafio, também para o homem moderno são aspectos que compõem a poesia de Murilo Mendes que lida e propõe a percepção do religioso na modernidade.