Autobiografia no jogo: a formação dos avatares e das histórias no jogo The Sims 3

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Leite, Danielle de Macedo lattes
Orientador(a): Silveira Júnior, Potiguara Mendes da lattes
Banca de defesa: Falcão, Thiago Pereira lattes, Caravela, Gabriela Borges Martins lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/225
Resumo: Este trabalho conceitua o processo narrativo autobiográfico dentro dos jogos digitais. Atualmente, os jogos têm apresentado histórias nas quais cada vez mais os jogadores têm a possibilidade de alterar a sequência e o desfecho. Essa característica permite ao jogador construir a sua identidade ao longo do jogo, sentindo-se imerso neste espaço e atraído pelas diversas possibilidades de saciar desejos e prazeres. Com base nisso, o objetivo é buscar os elementos e ferramentas que permitem essa “imersão identitária” do jogador no jogo, analisando a formação dos avatares e as histórias criadas pelos personagens a partir do gênero autobiográfico. O jogo The Sims 3 foi escolhido por ser um jogo digital de simulação da vida cotidiana com um variado leque de opções de interação com outros avatares e personificações. A hipótese é: todas as histórias e avatares criados no The Sims 3 apresentam elementos autobiográficos, mesmo se passando em ambientes não reais e não cotidianos dos jogadores. Para analisar as histórias e os avatares a partir do gênero autobiográfico, escolhemos as ferramentas do jogo como opção de carreira, aspiração ou desejos. A verificação de como se dá a interação com essas opções no jogo será feita em vídeos que os jogadores postam no Youtube. Foram selecionados dez jogadores e cinco vídeos de cada um deles, com cerca de 30 minutos de duração, totalizando 50 vídeos. Concluindo, percebe-se que o gênero autobiográfico veio se modificando com o passar dos anos e a evolução tecnológica. Os primeiros conceitos sobre a autobiografia o relacionavam com o simples contar de histórias pessoais através da escrita. Hoje, observa-se, que a autobiografia passou a ser criada através da representação de si, através de avatares, sem necessidade de ter que escrever sobre si para que os outros identifiquem a sua personalidade.