Jogadoras e jogadores de videogame : do consumo do jogo aos avatares entre gêneros

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2017
Autor(a) principal: Freitas, Gabriela Ramão de
Orientador(a): Mocelin, Daniel Gustavo
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/10183/185985
Resumo: A proposta desta dissertação aborda o consumo de videogame entre os sexos e como essa relação, tipicamente econômica, perpassa padrões de gosto individuais e afeta a formação de uma relação simbólica: a identidade gamer. A grande área que permeia este estudo está no mundo virtual dos games, principalmente ao elaborar a caracterização e a tipologia dos avatares. Esta dissertação surgiu durante a leitura de material da sociologia britânica, no qual o sociólogo Garry Crawford destacou que existe uma diferenciação no consumo dos games entre homens e mulheres, e esta diferenciação ocorre pelo avatar. Destaca-se que este trabalho se compreende como um estudo interdisciplinar com foco sociológico e nele está presente literatura do game designer, filosofia, antropologia, educação, entre outras áreas que debatem e que teorizam o videogame. Utilizou-se de metodologia mista, quantitativa e qualitativa, para realizar a análise dos personagens e das entrevistas dos jogadores; por conseguinte, destaca-se um capítulo somente para a abordagem metodológica. Ressalta-se que, dos resultados encontrados, sobressaíram-se três caracterizações de avatares (uma inesperada), além da respectiva tipologia; bem como, das entrevistas, aponta-se para uma convergência no consumo dos videogames. Pode-se afirmar, categoricamente, que, na cidade de Porto Alegre, não há uma extensa diferenciação no consumo de games.