Avatares em rede: comunicação, mobilidade e transformação

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2011
Autor(a) principal: Bressan, Renato Teixeira lattes
Orientador(a): Silveira Junior, Potiguara Mendes da lattes
Banca de defesa: Pimenta, Francisco José Paoliello lattes, Alonso, Aristides Ledesma lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Departamento: Faculdade de Comunicação Social
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/2665
Resumo: Pesquisa sobre a noção de avatar, seus contextos, suportes, funções e processos correlatos, desde a emergência do termo no hinduísmo (± 500 A.C.) até sua apropriação pelas ciências da computação (a partir de 1970). Apreciação crítica dos conceitos de avatar mais usados em áreas como Cibercultura, Game Studies, New Media e Software Studies. Apresentação e análise dos tipos de avatares disponíveis na plataforma 3D Second Life (Linden Lab, 2003), suas competências e dinâmicas mais frequentemente mobilizadas. Pesquisa empírica dos processos recorrentes durante a interação entre usuários, avatares e procedimentos peculiares à plataforma Second Life. Considerações sobre a presença do avatar na tecnocultura contemporânea, em diálogo com a Transformática, teoria da comunicação proposta pela Nova Psicanálise nos anos 1980. Finalmente, o avatar entendido em termos de escala, como parte de uma rede complexa de difícil mapeamento, e com funcionamento capaz de fazer emergir processos que envolvem comunicação, mobilidade e transformação.