Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Reis, Susana Azevedo
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Orientador(a): |
Musse, Christina Ferraz
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Banca de defesa: |
Neves, Teresa Cristina da Costa
,
Magalhães, Henrique Paiva de
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF)
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Comunicação
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Departamento: |
Faculdade de Comunicação Social
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/6689
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Resumo: |
Esta dissertação tem como objetivo estudar e compreender as narrativas e produções de sentido que envolveram a cena punk da cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais, durante a década de 1980, através de publicações alternativas que os próprios grupos produziam, os fanzines Alerta Punk e Aos Berros. O movimento punk nasceu nos Estados Unidos e na Inglaterra, no final da década de 1970, e rapidamente se espalhou por todo o mundo. Na cidade de Juiz de Fora, o punk se consolidou entre os jovens, no início da década de 1980, com a formação de bandas e a produção de fanzines, publicações que tinham como objetivo expressar um conteúdo direcionado ao próprio movimento e permitiram aos punks divulgar suas opiniões, pensamentos e ideologias, sendo uma forma de expressão desse grupo. Assim, no contexto teórico dessa pesquisa, são abordados os conceitos de juventude e tribos, utilizando autores como José Machado Pais (2003) e Michel Maffesoli (1998); o contexto do rock e do movimento punk no Brasil e no mundo, recorrendo a Laurence Grossberg (1997), Paul Friedlander (2004), Antônio Bivar (1982), Marcelo Rubens Paiva (2016) e Janice Caiafa (1985); a análise da comunicação alternativa e da produção de fanzines, baseando-nos nos pensamentos de Henrique Magalhães (2014), Chris Atton (2002), Claude Lévi-Strauss (2008) e Tiphaine Samoyault (2008). O trabalho reúne entrevistas com ex-integrantes deste movimento, através da Metodologia da História Oral, e a Análise de Conteúdo, utilizando o aporte teórico de Laurence Bardin (2011), dos fanzines Alerta Punk e Aos Berros, observando-se o conteúdo, a composição gráfica e as intertextualidades presentes nessas publicações. |