Ana Wollerman: educação e evangelização em Amambai-MS (1947-1954)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Rocha, Márcio José de Olveira lattes
Orientador(a): Oliveira, Magda Carmelita Sarat lattes
Banca de defesa: Vidal, Diana Gonçalves lattes, Gebara, Ademir lattes, Santos, Reinaldo dos lattes
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Grande Dourados
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Educação
Departamento: Faculdade de Educação
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Palavras-chave em Inglês:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/647
Resumo: O presente trabalho tem por objetivo analisar o início da trajetória missionária da educadora Ana Wollerman em Amambai – MS entre os anos de 1947 à 1954, pois foi este o período que ela trabalhou nesta cidade no início de suas atividades missionárias, antes de seguir para outros lugares dando continuidade a sua missão de evangelizar abrindo escolas e fazendo treinamentos de lideranças. Para tanto parte-se dos pressupostos verificados em seu contexto e memórias de formação familiar e religiosa. Também da verificação do modelo de evangelização pela educação dos batistas, nas práticas de Ana Wollerman em Amambai, e, sua importância na construção de práticas culturais da Escola Batista e representações de seu perfil no trato com alunos, professoras e demais da sociedade amabaiense. Quanto a metodologia parte-se dos procedimentos da “operação historiográfica” de Certeau (2011) para analisar e problematizar os relatos autobiográficos de Ana Wollerman produzidos e degravados pela pesquisa de Nogueira (2003). Mas também utiliza-se da História Oral para produção e analise de relatos inéditos de professoras e alunos que estiveram ligados a Ana Wollerman em Amambai. Para tanto foi utilizado os seguintes referenciais metodológicos, Meihy e Ribeiro (2011), Thompson (1998) e Ferreira e Amado (2006). Quanto ao viés teórico de análise do material empírico, teve como base sociológica; Norbert Elias para entender o indivíduo, Ana Wollerman, na sua teia de relações interdependentes. Em diálogo com Elias utilizou-se alguns teóricos da História Cultural quais sejam; Chartier, Pesavento e Certeau para entender as práticas culturais de Ana Wollerman que chegam até o presente por meio de representações interpretadas da subjetividade dos sujeitos entrevistados. Estes, em cotejamento com a memória autobiográfica de Ana Wollerman, e outros documentos escritos, mais, a bibliografia de apoio, ajudam entender e reconstruir o início da trajetória de Ana Wollerman no Brasil.