Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Guerra, Ariane
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Orientador(a): |
Santana, Ivani Lúcia Oliveira de
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Banca de defesa: |
Marfuz, Luiz Cesar Alves
,
Silva, Marta Isaacsson de Souza e
,
Bonfitto Júnior, Matteo
,
Ribeiro, Mônica Medeiros
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Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Escola de Teatro
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufgd.edu.br/jspui/handle/prefix/2983
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Resumo: |
Esta tese investigou o corpo do ator/performer relacionado ao espaço urbano, compreendendo este ambiente enquanto interferência criativa para a realização de um teatro performativo. Entendendo o próprio ator/performer e seu corpo como um reflexo direto do entorno que habita, considera-se a interação entre ator/performer, espectador e meio como crucial para o desenvolvimento de um teatro performativo. Procura-se entender como o ambiente – no caso, a rua – pode estimular possibilidades de expressão em ações, através do corpo do ator/performer, realizando relações e considerações, e tendo na ação cênico- performativa Fragmentos de Corpos Urbanos (2016), da Cia. Última Hora, exemplo em que teoria e prática estão amalgamadas. Realizando pesquisa empírica e teórico-bibiográfica, aliando a prática como pesquisa, a intenção é entender o corpo como vértice, matriz relacional entre ator/performer e espaço urbano, indicando que a cidade enquanto espaço de atuação do ator/performer é cocriadora e cocriada por este no momento de sua ação, em uma relação que é retroalimentada pelos componentes em questão, e gerando também um teatro performativo. Partindo do entendimento que o ator/performer encontra-se entre o teatro e a performance, e analisando os possíveis entre-lugares desta relação, dispõe-se dos conceitos de teatralidade e performatividade como potencialidades para aquilo que se apresenta como um teatro performativo. Procurando tecer um panorama mais completo da interação entre o corpo do ator/performer em relação ao meio, percebendo como se dá a transformação deste corpo em novas espacialidades e temporalidades, e como esta situação afeta não somente o corpo, mas também o Outro – sendo este Outro o público, o colega ator/performer e o próprio ambiente, tem-se nas ideias de Enação, affordances e metáforas a compreensão de uma cognição corporalizada (embodied cognition), que entende-se como primordial para o campo artístico. Em camadas de análise que consideram o ator/performer, o espectador, o corpo e o espaço urbano, obtêm-se intersecções e imbricamentos que interferem no próprio teatro performativo e suas ações, no corpo do ator/performer, e na forma de relacionamento com público e no meio. |