Imaginários sociodiscursivos na temática feminina da obra de Chico Buarque

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2015
Autor(a) principal: Mota, Graziela Borguignon
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/11219
Resumo: Este trabalho pretende flagrar, com base nos pressupostos da Teoria Semiolinguística do Discurso desenvolvida por Patrick Charaudeau, diferentes imaginários sociodiscursivos delineados em seis letras de canção produzidas por Chico Buarque de Hollanda entre as décadas de 1960 e 1970. Nesta pesquisa, o corpus foi selecionado tendo-se como foco canções cujos títulos são nomes de mulher. Acreditamos que nas seis canções buarqueanas examinadas – circunscritas à temática do feminino – estão timbradas estratégias e manobras linguísticas que apontam para um discurso mais amplo de luta contra a censura no período de 60 a 70. Por isso, propomos, nesta pesquisa, refletir sobre as canções de Chico Buarque, em dimensão micro e macroestrutural, com o objetivo de descortinar os imaginários sociodiscursivos projetados a partir de imagens do feminino em direção a imagens da nação brasileira. Nesta investigação, o corpus foi submetido a uma radiografia metodológica em que foram considerados os aspectos contextuais e formais das canções, o processo de discursivização da língua, e a forma de organizar a encenação narrativa