Pegadas de Mulan na encenação de Raya: imaginários sociodiscursivos em construção

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Oliveira, Amanda Braga Marques Campos de
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Não Informado pela instituição
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://app.uff.br/riuff/handle/1/30954
Resumo: Nesta dissertação de mestrado, procura-se refletir acerca da construção dos imaginários sociodiscursivos do feminino depreendidos de dois filmes “de princesa” da Disney, constituintes do corpus pesquisado, a saber: “Mulan” (1998) e “Raya e úlitmo Dragão” (2021). Tendo em vista que as animações produzidas pela Walt Disney Studios têm um enorme impacto na sociedade e fazem sucesso no mundo inteiro, influenciando meninas e meninos que assistem às produções fílmicas, é possível afirmar que fazem circular socialmente com grande força determinados imaginários sobre a mulher e sobre as princesas. Assim, esta pesquisa assume como objetivo geral analisar esses imaginários sociodiscursivos que orientam a construção das identidades discursivas de duas princesas do Universo Disney, a saber: Mulan, de “Mulan” (1998), e Raya, de “Raya e o último dragão” (2021). Nos 23 anos que separam as duas animações, supõe-se, como hipótese principal do trabalho, que muito do imaginário social e discursivo que se faz da mulher mudou e, consequentemente, a relação de descoberta que Mulan estabelece com ela mesma é diferente daquela flagrada em Raya. Esta investigação estará embasada, essencialmente, na Teoria Semiolinguística de Análise do Discurso, de Patrick Charaudeau, além de lançar mão de incursões teóricas advindas de Mira (2017), bell hooks (2019), Michelli (2020) e Kerbrat-Orecchioni (1980).