Smells like teen spirit: a consolidação do videoclipe como gênero áudio-visual

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Holzbach, Ariane Diniz
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Programa de Pós-graduação em Comunicação
Comunicação
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: https://app.uff.br/riuff/handle/1/20626
Resumo: Partindo da perspectiva de que o videoclipe é um produto complexo, formado pela apropriação e ressignificação de elementos das culturas audiovisual e da música popular massiva, o objetivo deste trabalho é entender o surgimento e a consolidação do videoclipe como gênero cultural. Para tanto, a tese tem em vista três eixos de análise: 1) a formação do estado da arte do videoclipe, que o percebe apenas do ponto de vista comercial - o videoclipe "venderia" músicas e a imagem de artistas - e do ponto de vista da ruptura - o videoclipe representaria uma antítese audiovisual e seria um sintoma do pós-moderno; 2) a consolidação do videoclipe a partir da criação da MTV nos Estados Unidos, em 1981, que surgiu no contexto da ascensão da televisão por assinatura e, em função disso, pôde concentrar-se em um público segmentado - o jovem - e em um conteúdo específico, que estava ainda em processo de consolidação; 3) o desenvolvimento das convenções estruturais do videoclipe, considerando que estas só se instauraram inseridas em contextos socioculturais determinados. Esses fenômenos são percebidos à luz de uma revisão crítica da bibliografia de referência existente sobre videoclipe aliada a uma nova proposta de observação do objeto, pautada em um olhar que considera simultaneamente as culturas musical e audiovisual. Para construção desse novo olhar foi feita uma pesquisa empírica centrada em três objetos de estudo: todas as matérias da revista Variety que tematizam o videoclipe publicadas entre 1981 e 1986; a primeira programação da história da MTV, veiculada na madrugada de 1º de agosto de 1981; e todas as edições do Video Music Awards, o VMA, realizadas desde que o prêmio foi criado, em 1984, até 2012, ano final de escrita desta tese. A pesquisa concluiu que, longe de constituir um audiovisual de ruptura que visa exclusivamente à venda, o videoclipe consolidou-se a partir de uma continuidade histórica marcada por reconfigurações tecnológicas nos campos musical e audiovisual. Ele não apenas foi resultado dessas mudanças como ajudou a solucionar diversos problemas enfrentados por várias instâncias culturais nesse contexto, especialmente a indústria fonográfica, as rádios FM, as jukeboxes e o vídeo doméstico