Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2006 |
Autor(a) principal: |
LIMA, Fábio Ferreira de
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Orientador(a): |
CLÍMACO, José César Teatini
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Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal de Goiás
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Programa de Pós-Graduação: |
Mestrado em Cultura Visual
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Departamento: |
Processos e Sistemas Visuais, Educação e Visualidade
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País: |
BR
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.bc.ufg.br/tede/handle/tde/2767
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Resumo: |
Os vídeos da cultura de massa são importantes meios para a compreensão de um ambiente cultural contemporâneo, capazes de revelarem significados dos costumes e valores sociais. Dentro dos vários gêneros existentes, o videoclipe é um modelo de grande disseminação na sociedade, contendo uma tipologia irregular. A escolha desses formatos prende-se a fatores propriamente relacionados à investigação de fenômenos sígnicos híbridos de grande visibilidade. Encontra-se numa abordagem do objeto inserida no contexto dos processos contemporâneos de produção de imagens visuais e busca-se nesse objeto, a realização de exames, reconhecimentos das suas signagens videográficas. Então, o propósito da presente dissertação é de, através dos discursos sonoro, textual e imagético, procurar identificar traços do fenômeno de natureza sonoro-visual e as suas marcas sígnicas nos segmentos dos videoclipes cuja estruturação semiótica esteja comprometida com o processo de desconstrução videográfica, a partir do contexto de criação do diretor e videasta Chris Cunningham. As análises incluem os seguintes trabalhos: Come to Daddy, para Aphex Twin; Afrika Shox, para Leftfield e All is Full of Love, para Björk. O referencial teórico-metodológico de pesquisa adotado foi o semiótico, estabelecido por pontos de contato entre as categorias sintáticas, semânticas e pragmáticas desenvolvidas por Charles W. Morris, além de conceitos de Charles S. Pierce. Acrescentam-se aí, os métodos analíticos de Siegfried Maser, estudos de Daniel Bougnoux, Rudolf Arnheim, Arlindo Machado, Raymond Bellour, Jacques Aumont e outros, que sustentam a apreciação realizada. Na decomposição analítica foram levantados os elementos constituintes dos videoclipes, descritos em pormenores, operação que remonta as combinações sintáticas das idéias materializadas nesses signos. A partir da sintaxe são alcançados os aspectos semânticos e posteriormente, estende-se o contexto pragmático. Os estudos foram dispostos também em forma de tabela, contendo gráficos e dados mensurativos, servindo para fixar com exatidão referências das algumas discussões teóricas realizadas. É incluído também um exame da metodologia utilizada, a partir desses resultados e elementos identificados, no resgate dos conceitos semióticos de Charles W. Morris. Por fim, são observadas algumas questões da produção de sentidos, dessas associações em vista à obtenção de objetivos específicos, onde essas atividades possam ser recontextualizadas dentro da cultura visual. |