Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Bellas, João Pedro Lima |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://app.uff.br/riuff/handle/1/25568
|
Resumo: |
O objetivo desta tese é abordar a crise do sublime na contemporaneidade. Outrora uma das principais categorias para explicar os fenômenos estéticos, o conceito é visto com desconfiança no âmbito da estética e da filosofia da arte desde finais do século XIX. Ainda que tenha experimentado uma ressurgência nas últimas décadas do século XX, as discussões atuais sobre o sublime parecem orientadas por duas tendências específicas: debate-se, por um lado, a respeito da possibilidade de se formular uma teoria coerente sobre ele; e, por outro, se se trata de um conceito relevante para dar sentido aos fenômenos estéticos de nossa época. Assim, o meu intuito é (i) defender a possibilidade de teorizarmos sobre o sublime e demonstrar que os elementos conceituais que, à primeira vista, poderiam parecer contraditórios são perfeitamente conciliáveis; e (ii) sustentar, amparado por estudos de caso, a sua relevância para a compreensão de diversas manifestações estéticas do mundo contemporâneo. |