An Educational process for teaching-learning programming with educacional robotics in high school

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2024
Autor(a) principal: SOUZA, Isabelle Maria Lima.
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal de Campina Grande
Brasil
Centro de Engenharia Elétrica e Informática - CEEI
PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
UFCG
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://dspace.sti.ufcg.edu.br:8080/jspui/handle/riufcg/36483
Resumo: Este estudo propõe e investiga o impacto de um processo educacional validado para ensinoaprendizagem de programação com Robótica Educacional (RE) no desenvolvimento do Pensamento Computacional (PC) em estudantes do Ensino Médio. A abordagem proposta integra ER na programação de ensino-aprendizagem, com o objetivo de melhorar a eficácia do ensino e o desenvolvimento de habilidades de PC. Enquadrado na Pesquisa em Design Educacional, o estudo aborda três aspectos principais: 1) A facilitação da aquisição de habilidades de PC por meio da programação com ER, 2) A conformidade do processo educacional na perspectiva de um especialista, e 3) O impacto do ensino-aprendizagem de programação com ER nas habilidades de CT dos alunos. A pesquisa culmina em insights sobre o processo educacional proposto, denominado CTProgER. Apoiado na Teoria Antropológica do Didático e validado através do método Delphi e de um estudo de intervenção, o CTProgER integra o Teste de PC de Román-Gonzalez para avaliar o impacto das competências de PC. O CTProgER conceitua seis momentos didáticos e operacionaliza uma Instituição [I] como espaço de ensino, vinculando o Objeto de entrada (O) representativo do conhecimento a ser ensinado aos indivíduos (X) com o desenvolvimento das relações R(X,O). Além disso, instâncias específicas (O Robô Faxineiro, O Robô Contador e O Robô Motorista) foram desenvolvidas em alinhamento com as diretrizes do CTProgER, abordando aspectos de programação e robótica. Um experimento de duas rodadas do método Delphi envolveu especialistas para validar o CTProgER e suas instâncias, refinando estratégias de validação e garantindo o alinhamento com as diretrizes do CTProgER. Finalmente, um estudo de intervenção avaliou a eficácia do CTProgER entre alunos do Ensino Médio Técnico e Profissional em Informática, demonstrando melhorias significativas nas habilidades de PC. A principal contribuição desta tese é o desenvolvimento e disponibilização de um processo educativo validado especificamente concebido para o ensino-aprendizagem de robótica, com foco central na melhoria da PC. Alunos e professores do ensino secundário podem beneficiar da implementação da abordagem CTProgER, promovendo a compreensão da promoção da CT através da programação de ensino-aprendizagem com robótica. Controle preditivo neural aplicado a processos de secagem e cura de pintura automotiva.