Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Santin, Mateus Madail |
Orientador(a): |
Não Informado pela instituição |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Tese
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
|
Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
Não Informado pela instituição
|
Palavras-chave em Português: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.furg.br/handle/1/9579
|
Resumo: |
Ao contrário de outras Ciências, como a Matemática e a Biologia por exemplo, a Computação é apresentada ao aprendiz tardiamente. Mesmo sendo capazes de estabelecer conjuntos de procedimentos, alega-se que nos primeiros anos do ensino fundamental as crianças ainda não apresentam estruturas cognitivas capazes de representar simbolicamente, através das linguagens de programação existentes, os algoritmos associados a tais procedimentos. Em função disto, metodologias e ferramentas adequadas são necessárias para que se possa desenvolver o pensamento computacional destes indivíduos, pois, ao chegaram na fase adulta, apresentam dificuldade em se expressarem de forma autônoma e criativa com a tecnologia. Neste estudo é apresentada a hipótese de que a possibilidade de programação "com as mãos" e montagem de artefatos através de peças concretas, característica de dispositivos robóticos com memória cinética, possibilitariam o desenvolvimento do pensamento computacional, da di, e o aprendizado de princípios para algoritmos, por crianças do ensino fundamental. Para sustentar esta hipótese buscou-se apoio na teoria do construtivismo de Piaget, no conceito de Fluidez Digital de Resnick e utilizou-se a robótica educacional através do mecanismo de memória cinética, para o desenvolvimento de um arcabouço metodológico, que permite o desenvolvimento da Fluência Digital desde os primeiros anos do ensino fundamental. Os dados indicam que crianças bem pequenas, que não se apropriam do sistema de escrita, são capazes de desenvolver procedimentos, através do uso de materiais robóticos, e construir indicadores de Fluidez Digital. |