O uso de atividades de robótica e linguagem de programação para o desenvolvimento do pensamento computacional

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2023
Autor(a) principal: Chaves, Carolina Dias [UNESP]
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Estadual Paulista (Unesp)
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://hdl.handle.net/11449/250369
Resumo: A presente pesquisa está vinculada à linha “Processos Formativos, Ensino e Aprendizagem” do Programa de Pós-Graduação em Educação da FCT/UNESP e teve por objetivo investigar os elementos e pressupostos de uma sequência didática para o trabalho com o pensamento computacional em crianças, pautada na linguagem de programação e na robótica educacional. É uma pesquisa de natureza qualitativa, com uma abordagem do tipo pesquisa-intervenção, que buscou responder à seguinte questão: quais são as características de uma sequência didática, para o trabalho com Pensamento Computacional proposto, em 2011, pela International Society for Technology in Education (ISTE) e pela Computer Science Teachers Association (CSTA), em alunos entre sete e oito anos? Para tanto, foi constituída uma intervenção junto a um grupo de seis alunos (com idades entre sete e oito anos) em uma escola parceira, privada e não regular, que utilizou uma sequência didática elaborada com base na abordagem construcionista, proposta por Seymour Papert, no movimento Maker e na metodologia dos 4Cs, proposta pela Lego Education. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: registros escritos; audiovisuais e observação participante. A sequência didática foi constituída por oito aulas, com duração de uma hora e vinte minutos cada uma e abordou o tema “As máquinas que amamos”, escolhido pelos alunos. A análise dos dados ratificou a presença das características de vocabulários do Pensamento Computacional conforme proposto por ISTE/CSTA em 2011. Destacamos que todos os vocabulários estiveram presentes em pelo menos uma aula da sequência didática. Assim, com base na análise realizada, consideramos uma sequência didática, pautada em Linguagem de Programação e Robótica Educacional, que envolva atividades desconectadas e conectadas, que trabalhe com projeto engajador, no qual o tema seja escolhido pelo aluno, permitindo que ele seja o protagonista vivenciando as fases de conexão, construção e contemplação e compartilhamento de suas criações contribui para o desenvolvimento do pensamento computacional das crianças. Além disso, ressaltamos como essencial os elementos das atividades propostas na sequência didáticas, tais como: Coleta de dados; Análise de dados; Representação de dados; Abstração; Decomposição do problema; Algoritmos e procedimentos; Simulação; Paralelismo; e automação.