TRABALHO EMOCIONAL NA STAND-UP COMEDY: INTERAÇÃO COMEDIANTE/AUDIÊNCIA EM DUAS CIDADES DA AMÉRICA LATINA

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2018
Autor(a) principal: Sanchez-Molano, Angélica Sofía
Orientador(a): Gondim, Sônia Maria Guedes
Banca de defesa: Fernandes, Sônia Regina Pereira, Pérez, Erico Reiteria
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-graduação em Psicologia
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28189
Resumo: O fenômeno Trabalho Emocional (TE) é definido teoricamente como um processo no qual interagem os seus três componentes: demandas emocionais (DE), estratégias de regulação emocional (ERE) e desempenho emocional (DSE). No entanto, tem sido estudado de forma fragmentada e mediante o uso de metodologias que o apreendem de forma estática, desconsiderando o seu caráter dinâmico. A presente pesquisa almejou identificar e descrever a natureza processual do TE incluindo a interação dinâmica dos seus três componentes. O contexto ocupacional da stand-up comedy, caracterizado por constante interação pessoal e forte exigência de TE, permitiu captar in situ esse fenômeno em um curto espaço de tempo e explorar comparativamente a sua manifestação em duas cidades da América Latina. Sob uma abordagem qualitativa, foi realizado um estudo de casos múltiplos, integrando três técnicas de coleta que atingiram de forma inter-relacionada os três componentes do TE: a observação dos eventos ao vivo permitiu identificar as DE vindas da interação comediante-audiência; as entrevistas com os respectivos comediantes possibilitaram aprofundar nessas DE observadas, explorar as ERE por eles utilizadas e a autoavaliação do seu DSE; a aplicação de questionários com espectadores ao final de cada show permitiu identificar as expectativas do público sobre o show e a avaliação sobre o DSE do comediante. Analisaram-se seis shows (três em Bogotá Colômbia e três em Salvador-Bahia, Brasil). Realizaram-se análises de conteúdo intracaso, para entender o processo do TE em cada show, e análises comparativas intercasos, para integrar as informações de todos os shows, demarcar aproximações e especificidades do TE nas duas cidades, assim como criar os ciclos de TE. Os resultados apontam haver características comuns no processo do TE nas duas cidades. As principais DE encontradas em todos os casos foram situações inesperadas (e.g. reação negativa, silencio público), características do público (e.g. público introspectivo, heterogêneo) e expectativas do público (e.g. performance genuína, diversão). As principais ERE usadas pelos comediantes para atender estas demandas foram modificação da situação e seleção da situação, e o seu DSE manifestouse como eficaz e ineficaz dependendo de diferentes fatores. São apresentados e discutidos os modelos explicativos dos ciclos de TE encontrados para cada tipo de DE. A pesquisa contribui tanto metodológica quanto teoricamente para o estudo do TE. A metodologia utilizada permitiu reconhecer e analisar os três componentes do TE interagindo dinamicamente, para assim entender de forma mais ampla sua natureza processual. Propõe-se aplicar esta metodologia de coleta e de análise de dados em outras ocupações para se ter um maior alcance das particularidades do TE.