Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
SILVA, Alexsander Barbozza da Silva
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Aquino, Rita Ferreira de |
Banca de defesa: |
Rita Ferreira de, Aquino,
Lima, Déborah Maia de,
Assis, Thiago Santos de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Dança (PPGDANCA)
|
Departamento: |
Escola de Dança
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36654
|
Resumo: |
Essa pesquisa tem como objetivo compreender as contribuições de Maria Fux, no que se refere às experiências na Escolinha de Arte no Brasil, para o debate sobre a história dos processos de ensino-aprendizagem em Dança. Desse modo, organizamos o estudo em três movimentos dançantes/educativos intitulados como: (1) Maria Fux e seus processos de Ensino da Dança; (2) Concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, as criações dos conceitos da Dança/Educação no Brasil e seus diálogos com as práticas de Maria Fux, e (3) Tensionamentos filosóficos entre os pressupostos da Escolinha de Arte do Brasil e os pressupostos de Maria Fux. No primeiro momento, apresentamos um recorte biográfico de Fux, juntamente com suas experiências docentes, e a descrição de suas práticas pedagógicas em Dança para educação formal (organizadas por níveis e faixas-etárias) e para pessoas com deficiência. Posteriormente, no segundo movimento expomos uma das possibilidades para compreender as concepções filosóficas do Ensino da Dança escolar, com efeito, constatando os conceitos elaborados por essas tendências em nosso país, para que assim consigamos reconhecer os processos metodológicos e suas concepções de corpo. Por sua vez, no terceiro movimento propomos um tensionamento das premissas de Maria com as defendidas na Escolinha de Arte do Brasil (EAB) e no Movimento Escolinhas de Arte (MEA), para perceber quais foram as bases discursivas que legitimaram as narrativas dessa artista-docente argentina em nosso país. Para tanto, foi necessário que adotássemos os procedimentos de coleta de dados por meio de entrevistas semiestruturadas e pesquisa documental em jornais, os quais são apresentados no capítulo que descreve a abordagem metodológica, os resultados e discussão. A partir da análise discursiva, por meio da arqueologia do saber, foi possível mapear diversas ações e apresentação que Fux desenvolveu no país, vinculados a EAB e o MEA, tais como sua participação no: Curso de Dança na Educação, Curso Intensivo de Arte na Educação e o I Curso de Arte na Educação Especial. Em virtude das reflexões realizadas, acreditamos que essa pesquisa contribui para deslocar e descentralizar discursos hegemônicos a respeito de Fux e do Ensino da Dança em nosso país, reconhecendo Maria como importante personagem para projeção dos processos de ensino-aprendizagem em Dança para educação escolar. |