L'enseignement de la danse de María Fux: fondements et pratiques

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Maia de Lima, Déborah
Orientador(a): Domenici, Eloisa Leite, Raymond, Caroline
Banca de defesa: Fortin, Sylvie, Coutinho, Denise Maria Barreto, Odier-Guedj, Delphine
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: fra
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Faculté des Arts
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas
Programme de Doctorat en Études et Pratiques des Arts
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Canadá
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32399
Resumo: Esta tese descreve e analisa o ensino da dança de María Fux, na forma como María Fux, ela mesma, o desenvolveu em seu Centro Creativo de Danza Contemporanea em Buenos Aires. Apesar da notoriedade de María Fux tanto na Argentina, como em diversos países da América do Sul e da Europa, sua prática continua sendo pouco estudada e é conhecida prioritariamente pelo viés de suas obras escritas, que são, em sua maioria, reflexões pessoais e autobiográficas. Conhecida pela denominação Danzaterapia, são constantes as divergências a respeito do entendimento sobre essa prática, assim como as diversas compreensões sobre o quê o ensino de María Fux comporta. Esse fato me impulsionou a efetuar um estudo aprofundado, cuja questão principal foi: Quais são os fundamentos e as práticas de ensino da dança de María Fux? As quatro perguntas complementares trabalhadas na pesquisa foram: 1) Quais são as concepções que estão subjacentes ao ensino da dança de María Fux? 2) Como essas concepções se manifestam em seu ensino da dança? 3) Quais são os conteúdos que estruturam o ensino da dança de María Fux? 4) Se emergem princípios somáticos do ensino de dança de María Fux, quais são eles? Este estudo adota o paradigma pós-positivista, que busca interpretar ou compreender um contexto particular (Fortin e Gosselin, 2014; Green e Stinsons, 1999). O estudo constitui-se como pesquisa etnográfica, adotando uma posição compreensiva-interpretativa (Paillé e Muchielli, 2016) como postura epistemológica. A pesquisa incluiu 16 participantes, sendo a própria María Fux, a principal participante, e 15 participantes complementares: suas duas colaboradoras, sua assistente, seis de seus alunos, duas mães de seus alunos, dois membros da área da dança Argentina e dois integrantes do meio terapêutico. Essa diversidade de sujeitos participantes permitiu a compreensão dos vários aspectos que cercam a prática do ensino de dança de María Fux. Como métodos de produção de dados, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas, participação observante da pesquisadora e a análise de cinco aulas de María Fux obtidas através de gravações de vídeo durante os anos de 2014 a 2016. O método de análise adotado para este estudo foi a análise temática com a qual foram geradas três árvores temáticas permitindo identificar e descrever o Retrato biográfico de María Fux; as Concepções subjacentes ao seu ensino de dança e as Práticas de ensino de dança de María Fux. A partir dos resultados obtidos foi possível identificar seis recursos pedagógicos utilizados por María Fux: 1) Uso do humor para se fazer entender; 2) Uso do imaginário; 3) Identificação do maestro de orquestra; 4) Modelagem de movimento dançado; 5) Organização do espaço para motivar o engajamento do aluno na sala de aula; 6) Criação de um universo sonoro para engajar o aluno na dança. Também foi possível identificar a estruturação das aulas de María Fux em 4 momentos-chave: 1) Encontro com os alunos; 2) Ativação no pequeno espaço; 3) Movimentar-se no grande espaço; 4) Improvisação para integrar a experiência do movimento dançado. Os valores humanos encontrados na prática de María Fux, e a criatividade que a caracteriza como artista-pedagoga inovadora (Chopin, 2015), colocam em evidência uma contribuição artística e somática no seu modo de ensinar a dança.