Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2022 |
Autor(a) principal: |
Silva, Epitácio Rodrigues e
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Orientador(a): |
Barbosa, Joel Luis da Silva
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Banca de defesa: |
Barbosa, Joel Luis da Silva
,
Cantão, Jacob Furtado
,
Robatto, Pedro
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Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
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Departamento: |
Escola de Música
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36310
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Resumo: |
A finalidade deste trabalho é apresentar o resultado obtido no curso de mestrado profissional do Programa de Pós-Graduação Profissional em Música, na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, descrevendo como se deu o desenvolvimento da pesquisa e quais são as partes integrantes do Trabalho de Conclusão. Este documento inclui o memorial, contendo aspectos autobiográficos e acadêmicos, um artigo, o produto final e os relatórios das práticas profissionais supervisionadas. A parte autobiográfica do memorial discorre sobre o autor e sua trajetória musical até a entrada no PPGPROM. A parte acadêmica apresenta as suas realizações dentro do curso de mestrado, componentes curriculares e as práticas profissionais supervisionadas cursadas. O artigo apresenta a pesquisa sobre como professores ensinam respiração, embocadura, postura e emissão do som (REPE), visando a formação de clarinetistas em nível médio, o equivalente a formação no curso técnico em música/clarineta. Almeja-se com o artigo conduzir os clarinetistas, alunos e professores, para uma reflexão sobre a REPE, melhorando o aproveitamento nos fundamentos da respiração, embocadura, postura e emissão do som. Além disso, a pesquisa foi realizada com professores que trabalham prioritariamente em cursos voltados à música de concerto, me incluindo, assim como os autores da bibliografia utilizada para a fundamentação teórica. O produto final, sem vínculo com o artigo a não ser ter sido produzido pelo mesmo autor, inclui dois arranjos didáticos de música brasileira para banda sinfônica em níveis iniciais. Existe escassez desse tipo de material didático no mercado. A tarefa de escrever dentro de um nível didático determinado é complexa e atrai poucos arranjadores, tanto pelo limite do registro dos instrumentos de banda quanto pelo uso de figuras rítmicas simples, por se tratar de um material destinado à formação, ou seja, para o desenvolvimento de músicos ainda em nível iniciante. Com o produto pretende-se encaminhar os/as integrantes principiantes da banda sinfônica no descobrimento e apreciação da música brasileira. |