A improvisação por meio de cantigas de capoeira na iniciação em clarineta: uma abordagem pedagógica

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2022
Autor(a) principal: Freitas, Felipe Gomes de lattes
Orientador(a): Barbosa, Joel Luis da Silva lattes
Banca de defesa: Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos, Freire, Ricardo José Dourado, Tossini, Rosa Barros, Silva Filho, Wellington Mendes da, Barbosa, Joel Luis da Silva
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/37949
Resumo: Esta tese tem por tema a inclusão da improvisação na iniciação da clarineta. Trata-se de uma pesquisa que teve por objetivo experimentar um conjunto de estratégias didáticas de improvisação em música (CEDIM) fundamentado na música da capoeira e voltado à iniciação do instrumento. Esta abordagem pedagógica consiste em atividades que buscam, primeiramente, pelo uso de gravações, a internalização e memorização do acompanhamento rítmico e da melodia, para então, trabalhar a improvisação. Este trabalho utilizou-se do método qualitativo de pesquisa-ação, no qual foi possível descrever a dinâmica entre professor e alunos durante as atividades de improvisação. Assim, o pesquisador também foi o professor que aplicou o conjunto de estratégias didáticas com seus próprios estudantes. As músicas trabalhadas nesta pesquisa foram Paranaê e Marinheiro Só, bem conhecidas da prática de capoeira. Participaram desta pesquisa dois grupos de estudantes: no grupo 1, três estudantes, entre 9 e 10 anos do curso de musicalização do Conservatório de Música de Sergipe (CMS). E no grupo 2, três estudantes, entre 12 e 13 anos, da Sociedade Filarmônica 28 de Agosto (SOFIVA). As ideias dos educadores musicais David Elliott, Keith Swanwick e Lucy Green serviram como base para a fundamentação teórica desta pesquisa. Os pensamentos de Elliott sobre a Filosofia Praxial da Educação Musical (1995) e a abordagem C(L)A(S)P (1979) de Swanwick foram utilizados para fundamentar o CEDIM. De Lucy Green, as reflexões sobre a práticas de aprendizagem informal, assim como as aplicações de tais práticas no contexto formal de ensino, serviram como base para esta pesquisa. O processo de análise e avaliação dos improvisos dos participantes também foram fundamentados por Swanwick, nos três princípios defendidos em seu livro Ensinando Música Musicalmente (2003), assim como seus critérios de avaliação, oriundos de sua Teoria Espiral de Desenvolvimento Musical. Os improvisos dos participantes foram analisados em dois aspectos: os parâmetros composicionais e os de performance. A análise dos improvisos e dos questionários indicou que o CEDIM promoveu uma ambientação favorável para os participantes trabalharem e desenvolverem sua criatividade musical coletivamente. Por fim, os participantes demonstraram possuir uma intuição musical para improvisar que questiona a ausência da improvisação na pedagogia convencional na iniciação da clarineta.