A arte contra a barbárie: construção do discurso na dramaturgia de novas diretrizes em tempos de paz

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2016
Autor(a) principal: Oliveira, Ronaldo Magalhães
Orientador(a): Sant´Anna, Catarina
Banca de defesa: Leão, Raimundo Matos de, Santos, José Antônio Saja Ramos Neves dos, Hoisel, Evelina de Carvalho Sá
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Escola de Dança
Programa de Pós-Graduação: Programa de pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/21705
Resumo: RESUMO O presente estudo propõe uma análise da construção discursiva na dramaturgia da peça Novas diretrizes em tempos de paz do dramaturgo Bosco Brasil. Foram analisadas as formações discursivas da obra tendo como base os conceitos de dialogismo, intertextualidade e metalinguagem no intuito de identificar no jogo dramático o cruzamento das vozes sociais e ideológicas para refletir sobre a relevância da arte contra a barbárie. Depois da apresentação de um breve panorama descritivo sobre o autor e a sua obra, realizou-se um estudo de alguns aspectos da gênese da obra a partir das inferências intertextuais e contextos relativos ao recorte histórico presentes de modo implícito ou explícito na obra analisada. Em seguida desenvolveu-se o estudo do contexto histórico da peça: Era Vargas/Estado Novo (1945). A análise da estrutura dramática do texto teve como fundamentação teórica os estudos de Anne Ubersfeld, além do exame de aspectos da gênese da peça; análise do espaço teatral e da relação dos personagens com o lugar e o não-lugar; identificação das vozes sociais presentes de modo implícito e/ou explícito e investigação da presença da metalinguagem e da intertextualidade. Dessa forma, é possível concluir que há a presença de dois discursos: da ideologia dominante e da arte. Na construção discursiva da peça, o autor Bosco Brasil enfatiza o segundo discurso para refletir sobre o poder da arte contra a barbárie. Palavras-chave: Construção dramatúrgica. Dialogismo. Intertextualidade. Arte. Barbárie. Análise de discurso.