Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Sanches, João Alberto Lima |
Orientador(a): |
Silva, Hebe Alves da |
Banca de defesa: |
Góes, Antônio Lauro de Oliveira,
Mendes, Cleise Furtado |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro da UFBA
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Gradução em Artes Cênicas da UFBA
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14177
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Resumo: |
SANCHES, João Alberto Lima. A crise do drama entre nós: uma reflexão sobre dramaturgias contemporâneas encenadas em Salvador. 2013. Dissertação (Mestrado em Artes Cênicas) – Escola de Teatro. Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2013. RESUMO Este trabalho apresenta um estudo sobre dramaturgias brasileiras contemporâneas encenadas em Salvador, a partir da perspectiva de utilização da noção de crise do drama. O texto dramático Entre Nós foi utilizado como vetor para levantamento de aspectos dramatúrgicos identificados em outros oito exemplos de textos dramáticos encenados em Salvador no período de 2003 a 2013, visando promover uma reflexão sobre transformações ocorridas na dramaturgia contemporânea. Para tanto, procurou-se discutir noções diretamente relacionadas aos elementos estruturais dos textos analisados, com a intenção de identificar procedimentos específicos de cada texto que permitem a elaboração de considerações sobre os traços distintivos dessa dramaturgia em seu contexto histórico. Ao longo da dissertação, é apresentada uma avaliação crítica da noção de fábula, considerada um dos principais fundamentos da crise, através de aspectos dos textos dramáticos contemporâneos, em particular, a emersão de elementos épicos e líricos e a predominância das situações dramáticas sobre a ideia de uma ação dramática em progressão linear. São verificadas ainda algumas implicações da crise nas abordagens das personagens e do diálogo dramático, através da análise de mais exemplos que demonstram como o “gesto compositor” do dramaturgo ganhou evidência, enfraquecendo as identidades das personagens, e possibilitando o desenvolvimento de um diálogo contemporâneo, avesso à univocidade, que tende a explicitar o confronto de vozes e discursos, e que se situa, cada vez mais, entre o autor e o leitor/espectador – relativizando a ideia de mediação das personagens que caracteriza o gênero dramático, e colocando em primeiro plano os jogos de linguagem. Palavras-chave: Dramaturgia brasileira contemporânea. Crise do drama. Fábula. Personagem. Diálogo. |