A dramaturgia da commedia dell'arte e a escrita criativa da comédia

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Rabelo, Carlos
Orientador(a): Bezerra, Antonia
Banca de defesa: Brondani, Joice, Leão, Raimundo, Nunes, Alexandre, Merisio, Paulo, Bezerra, Antonia
Tipo de documento: Tese
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Escola de Teatro
Programa de Pós-Graduação: Pós-graduação em Artes Cênicas
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/32186
Resumo: Essa tese de doutorado é sobre a influência do gênero teatral commedia dell’arte na escrita da comédia. É um estudo bibliográfico, com um lado pedagógico e de pesquisa em Artes Cênicas com foco em nova dramaturgia cômica. Aborda a relação entre o improviso e a escrita teatral. Apresenta um estudo histórico sobre a commedia dell’arte, suas diversas definições e uma breve história dessa forma de arte. É um estudo em Escrita Criativa, que comenta e compara peças teatrais de autores como Goldoni, Scala, Suassuna, Brecht, Molière e Shakespeare para apontar semelhanças e estruturas recorrentes da escrita dramática. Com base nessas observações, propõe uma lista de exercícios voltados ao ensino da dramaturgia, com foco no humor e na comédia. Por fim, apresenta uma comédia inédita chamada Os sofrimentos do velho Afonso, que é o resultado prático da pesquisa.