Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2020 |
Autor(a) principal: |
Santos, Dâmaris Carneiro dos |
Orientador(a): |
Almeida, Isabela Santos de |
Banca de defesa: |
Santos, Rosa Borges dos,
Queiroz, Rita de Cássia Ribeiro |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Instituto de Letras, Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Literatura e Cultura
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34811
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Resumo: |
Do teatro baiano produzido na década de 1960, destaca-se o fazer teatral do ator e dramaturgo João Augusto de Azevedo Filho, através da ação do grupo A Sociedade Teatro dos Novos, cuja primeira montagem expressiva se deu no ano de 1961 com o texto História da Paixão do Senhor (HPS) nos bairros de Salvador e algumas cidades do interior da Bahia. O texto resulta da adaptação e compilação de dois textos medievais, Mistério da Paixão de Arnould Gréban e O pranto da Madona de Jacopone da Todi, e um texto moderno A via Sacra de Paul Claudel, traduzidos por Estela Froés. O estudo aqui proposto busca evidenciar o processo de criação de HPS realizado por João Augusto. Para tanto, foi selecionado um manuscrito (1961) o qual, por sua circunstância de rascunho, possui em sua materialidade rasuras, a partir das quais foram feitas leituras genéticas acerca do texto e do projeto de escrita de João Augusto, por meio de uma edição genética. Este estudo trouxe à cena mais uma das facetas do dramaturgo João Augusto, contribuindo com informações sobre o início de sua carreira na Bahia e corrobora com sua importância para a história do teatro popular baiano. |