Missão do SAHY: Hãm ha Topa, yãymaih xix ayuhuk (Terra de Deus, índios e não-índios)

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2013
Autor(a) principal: Souza, Leila Damiana Almeida dos S.
Orientador(a): Thürler, Djalma
Banca de defesa: Oliveira, Marinyze das Graças Prates de, Garcia, Paulo César Souza
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Instituto de Humanidades, Artes e Ciências
Programa de Pós-Graduação: Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade
Departamento: Não Informado pela instituição
País: brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/14591
Resumo: RESUMO Este trabalho versa sobre os processos identitários de um grupo de descendentes indígenas da comunidade Missão do Sahy, distrito do Município de Senhor do Bonfim - BA. Foi realizada uma retomada histórica onde se buscaram aspectos que indicassem uma atribuição de características culturais aos descendentes de índios. O estudo da historiografia, juntamente com as narrativas orais dos moradores, voltou-se para os primeiros contatos dos europeus com os povos tradicionais brasileiros, passando pela situação dos índios no nordeste e na Bahia. Utilizamos formulações epistemológicas acerca da “misturação dos índios”, do hibridismo cultural e da diáspora. O enquadramento teórico ladeado pelo estudo de caso objetivou analisar a partir das narrativas como os processos de atribuição da identidade conduziram o (não) pertencimento étnico dos descendentes indígenas da Missão do Sahy. Foram utilizados, entre outros, autores como: Da Paz, Machado, Pacheco de Oliveira, Paula Caleffi, Canclini, Homi Bhabha e Stuart Hall. As análises qualitativas do estudo de caso foram possibilitadas pela relação dialógica entre pesquisadora e objeto de estudo a partir da valorização das respostas obtidas, assim, foi possível construir a imbricação da historiografia, dos pressupostos teóricos e das narrativas orais desde o primeiro capítulo do trabalho. Os resultados revelaram que aos indígenas diversas identidades foram atribuídas em diferentes épocas e contextos, essa atribuição gerou uma desconstrução das identidades que se deu por meio de um processo de “misturação” e pelo hibridismo cultural. Por outro lado, a luta e a emergência de grupos indígenas apontavam para a existência de um processo de constituição de identidades individual e coletiva, conquanto as investigações apontaram que também na Missão do Sahy esse processo ocorreu (ocorre). Foi por meio das formulações acerca da diáspora que se chegou à compreensão de que as novas identidades no plano cultural vêm se constituindo numa dinâmica de produção e autoprodução, onde os descendentes assumem não só o seu pertencimento, mas também buscam meios para se afirmarem como comunidade descendente dos índios Cariri e Paiaiás. Palavras-chave: Descendentes Indígenas. Diáspora. Hibridismo. Identidades.