Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Lázaro, Rafael Lima
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Orientador(a): |
Dias, Pedro Augusto Silva
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Banca de defesa: |
Dias, Pedro Augusto Silva
,
Matos, Robson Barreto
,
Nunes, Emanuel de Carvalho
![lattes](/bdtd/themes/bdtd/images/lattes.gif?_=1676566308) |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação Profissional em Música (PPGPROM)
|
Departamento: |
Escola de Música
|
País: |
Brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/34936
|
Resumo: |
O presente trabalho de conclusão final (TCF) apresentando ao Programa de Pós-Graduação Profissional em Música da UFBA, propõe o desenvolvimento da técnica de arpejos no violão utilizando rítmicas brasileiras. No memorial é apresentado as experiências musicais do autor até o momento de conclusão das disciplinas no PPGPROM e como cada uma das vivências descritas contribuíram para elaboração deste trabalho. No artigo, os processos de adaptação para dez arpejos do famoso “120 arpejos de Mauro Giuliani” para três ritmos brasileiros é mostrado. Na terceira parte os relatórios que descrevem as práticas profissionais realizadas são apresentados e, por fim, o produto – resultado dessa pesquisa – no formato apostila de exercícios é apresentado com setenta e seis exercícios contemplando nove ritmos. |