Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2005 |
Autor(a) principal: |
Mendes, Eloísa Brantes |
Orientador(a): |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho |
Banca de defesa: |
Bião, Armindo Jorge de Carvalho,
Birman, Patrícia,
Lobato, Lúcia Fernandes,
Parés, Luis Nicolau,
Ligiério, José Luiz |
Tipo de documento: |
Tese
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27283
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Resumo: |
Esta tese apresenta, discute e reflete sobre questões metodológicas relativas à experiência antropológica na área das Artes Cênicas. A experiência antropológica em tela tem como horizonte de estudos os fenômenos espetaculares e a diversidade cultural. O campo da pesquisa é o catolicismo sincrético, no qual a tradição do Reisado na comunidade negra rural Mulungu (Município de Boninal – Chapada Diamantina/ Bahia) é considerada no contexto dinâmico das transformações sócio-culturais decorrentes da modernização do povoado, onde, nos últimos 30 anos foram implantados serviços públicos de iluminação, fornecimento de água, educação básica e pagamento de aposentadoria rural. O eixo da abordagem da performance do Reisado e de suas transformações é a corporeidade dos performers que fazem a tradição. A visita ritual do Reisado às casas é estudada na dimensão interativa da performance e dos processos de montagem, no contexto da comunidade Mulungu e no contexto do teatro contemporâneo. |