Dança da onça na cena amazônica: espetacularidade cabocla na dança do carimbó
Ano de defesa: | 2004 |
---|---|
Autor(a) principal: | |
Orientador(a): | |
Banca de defesa: | , , |
Tipo de documento: | Dissertação |
Tipo de acesso: | Acesso aberto |
Idioma: | por |
Instituição de defesa: |
Escola de Teatro
Escola de Dança |
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: | |
Área do conhecimento CNPq: | |
Link de acesso: | http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/27099 |
Resumo: | Esta dissertação, resultado de observação em campo, da inter-relação de estudos bibliográficos e relatos de sujeitos históricos da cultura popular da Região Norte brasileira, tem como prioridade, trazer uma contribuição à construção do conhecimento relativo à cultura amazônica, através da etnografia crítica que permitiu descrever e analisar a manifestação cênica conhecida como Dança da Onça do Município de Vigia de Nazaré, do Estado do Pará. Além disso, detectar a contribuição da cultura indígena à tradição cênica da região, através dos gestuais de animais presentes em seus rituais tão freqüentes na cultura popular brasileira e recorrente na manifestação foco deste estudo. Desde a concepção do projeto de pesquisa, levantamento teórico, observação participante, coleta de dados, análise crítica, até às considerações finais do trabalho, os objetivos propostos, nos empenhamos para que fossem corretamente atingidos inclusive procurando abrir uma teia de possibilidades para futuros desdobramentos na discussão e preocupação com o registro sistematizado de manifestações espetaculares da região amazônica. Assim também como sobre a contribuição indígena na dança popular dessa Região e do Brasil, o que certamente trará respaldo científica para futuros estudos na Universidade Federal do Pará, em outras instituições de ensino superior e centros de pesquisa em dança no Brasil. |