Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2014 |
Autor(a) principal: |
Ferreira, Pedro Isaías Lucas |
Orientador(a): |
Marocco, Ines Alcaraz |
Banca de defesa: |
Não Informado pela instituição |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Não Informado pela instituição
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Programa de Pós-Graduação: |
Não Informado pela instituição
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
Não Informado pela instituição
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Palavras-chave em Português: |
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Palavras-chave em Inglês: |
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Link de acesso: |
http://hdl.handle.net/10183/98629
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Resumo: |
A pesquisa parte do pressuposto de que o trabalho do ator no Cinema enfrenta adversidades que são características do sistema de produção cinematográfico. Dentre elas está a necessidade de contracenar com o aparato tecnológico utilizado para o registro de imagem e som. Além disso, a dinâmica de trabalho em uma produção audiovisual não favorece uma interação entre a equipe e o elenco no momento em que a cena acontece; não visa estabelecer um elo de comunicação sensível entre atuação e demais presentes no “set” de filmagem. O aqui e agora do trabalho do ator na cena cinematográfica está sob constante risco de ter uma assistência pouco participativa durante o seu acontecimento. O objetivo deste trabalho é estudar algumas formas com as quais diferentes realizadores e pesquisadores lidaram com essa questão, utilizando como instrumental teórico de análise o conceito de espetacularidade sob a perspectiva da Etnocenologia. Para empreender esse estudo é necessária a realização de uma apropriação dos conceitos de espetacularidade e de teatralidade na relação entre equipe, elenco e aparato técnico na encenação cinematográfica. Nessa apropriação de conceitos algumas experiências de criação cênica em Teatro e Cinema do próprio pesquisador também serão utilizadas como material de apoio. O que se busca com essa pesquisa é fazer uma contribuição ao debate sobre a Etnocenologia e o trabalho do ator/diretor - de Cinema e de Teatro - em uma perspectiva que apresenta entrelaçamentos da arte teatral com a arte cinematográfica. |