Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2018 |
Autor(a) principal: |
Maciel Filho, Carlos Cesar Menezes |
Orientador(a): |
Bierrenbach, Ana Carolina de Souza |
Banca de defesa: |
Farias, Ana Maria de Souza Martins,
Silva, Aline de Figueirôa |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Arquitetura
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28167
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Resumo: |
Esta pesquisa tem por objetivo investigar a trajetória e a atuação do construtor alemão Hermann Otto Wilhelm Arendt von Altenesch no que concerne a sua ação e interferência no âmbito da arquitetura residencial e institucional na cidade de Aracaju na década de 1930, compreendendo a questão como fomentadora de uma discussão acerca da modernidade e diversidade no fazer arquitetônico no Brasil da primeira metade do século XX. Esta pesquisa se alicerça sobre os discursos jornalísticos e oficiais da época, bem como a partir da bibliografia subjacente a este trabalho, que posicionam a figura do alemão enquanto um renovador da cidade, introdutor de novidades como a tipologia do bungalow, o uso do cimento/concreto armado, bem como de vetores estéticos vinculáveis a supostos neocoloniais, Art Déco e expressões de caráter racionalista. Partindo da compreensão de Walter Benjamin, do objeto histórico visto como uma “mônada”, a obra de Altenesch em Aracaju é analisada a partir de suas especificidades, de suas características intrínsecas. Parte-se da hipótese de que as modernidades arquitetônicas por ele propostas para a cidade, não só estariam alicerçadas em vetores modernos advindos de padrões importados, mas primeiramente estariam atreladas aos processos de tensionamento entre o seu conhecimento técnico, expressividade estética e as demandas de seus clientes, em que teriam pesado os aspectos da subjetividade e da busca pela novidade, fios essenciais na construção das tramas da modernidade, da busca pela experiência do moderno. Este trabalho se propõe a uma compreensão mais aproximada da dimensão da obra do alemão na cidade, pela busca de dados mais precisos sobre a autoria dos projetos que são atribuídos a ele, a partir de fontes iconográficas, textuais, por meio das memórias de usuário dos objetos arquitetônicos analisados e também por intermédio da pesquisa de campo para reconhecimento in loco destas arquiteturas. A análise destes objetos é lastreada pelas categorias de análise propostas por Kenneth Frampton em seu livro Genealogy of Modern Architecture. A partir dos achados da pesquisa são elaboradas novas hipóteses sobre a trajetória e formação de Altenesch, bem como se revelam informações inéditas sobre a sua atuação e obras em Aracaju. Estrutura-se também, a partir do estudo da arquitetura identificada do alemão, um entendimento aproximado do seu fazer arquitetônico, de seus partidos estéticos, técnicos e espaciais. Esta análise dos projetos e obras do construtor europeu possibilita não só a demonstração de sua adesão às multiplicidades de referências disponíveis no período, como também é eficaz em delinear um repertório de elementos e soluções que agrupam estes objetos arquitetônicos em uma produção pessoal e coesa. Assim, assinalam-se as características das intervenções de Altenesch, compreendidas como vetores centrais na renovação e formatação da modernidade arquitetônica da Aracaju na primeira metade do século XX. |