A arquitetura moderna em Sorocaba: décadas de 50, 60 e 70

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2014
Autor(a) principal: Mestre, João Luís Bengla
Orientador(a): Não Informado pela instituição
Banca de defesa: Não Informado pela instituição
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Biblioteca Digitais de Teses e Dissertações da USP
Programa de Pós-Graduação: Não Informado pela instituição
Departamento: Não Informado pela instituição
País: Não Informado pela instituição
Palavras-chave em Português:
Link de acesso: http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/16/16133/tde-12092014-152443/
Resumo: O presente trabalho trata da produção de arquitetura moderna na cidade de Sorocaba- SP durante as décadas de 50, 60 e 70, período de consolidação do movimento moderno no território brasileiro. Inicialmente, a fim de se fornecer um contexto arquitetônico mais amplo, no qual o objeto de estudo se insere, realizou-se um breve estudo sobre os diversos rumos e etapas de desenvolvimento da arquitetura moderna brasileira após sua consagração em meados do século XX. Em seguida, após breve explanação da história da cidade e da condição sócio cultural que precedeu o recorte temporal da pesquisa - de sua fundação à era industrial no início do século - são apresentados os panoramas técnico, profissional e urbano que condicionaram a incidência de exemplares que compõem o tema de pesquisa, utilizando-se de dados socioeconômicos, estudos sobre a evolução urbana, e pesquisas em acervos públicos oficiais. Finalmente, faz-se a apresentação do material levantado sobre as obras de maior relevância para o estudo, em seus diferentes programas e vertentes, e que representam as diversas etapas de difusão dos conceitos modernos em construções na cidade, desde sua incidência episódica nos anos 50, passando pelo aumento de exemplares nos anos 60 e 70, até a assimilação intuitiva de seus elementos formais em obras parcialmente alinhadas a seus preceitos ideológicos e funcionais. A apresentação das obras pauta-se na exposição do material gráfico levantado, tais como fotos e desenhos, na descrição e análise de seus aspectos técnicos, formais e funcionais, na apresentação de seus principais autores, além de sua contextualização em âmbito local e nacional.