Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2021 |
Autor(a) principal: |
Souto, Stéfane Silva de Souza
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Orientador(a): |
Nussbaumer, Gisele Marchiori
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Banca de defesa: |
Braga, Cíntia Guedes
,
Patrocínio, Soraya Martins
,
Santos, Leandro de Paula
,
Nussbaumer, Gisele Marchiori |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Universidade Federal da Bahia
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade (Poscultura)
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Departamento: |
Instituto de Humanidades, Artes e Ciências Professor Milton Santos - IHAC
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País: |
Brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
https://repositorio.ufba.br/handle/ri/36117
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Resumo: |
O trabalho discute a emergência e a urgência de uma gestão cultural mais comprometida com a transformação social, considerando o contexto brasileiro atual e tendo como principal referencial e objeto de estudo o fenômeno do aquilombamento negro, entendido enquanto tecnologia ancestral de organização social e de produção cultural. Partindo da compreensão que vivemos um momento histórico de disputas narrativas, embates culturais e afirmações identitárias, reflete tanto sobre o papel desempenhado pela cultura hoje quanto sobre como a gestão cultural pode operar na desconstrução de estruturas sociais dominantes e na criação de outras possibilidades de existência, de forma a responder a demandas sociais emergentes. Considerando convergências existentes nas perspectivas teórico-metodológicas pós-coloniais, decoloniais e no pensamento radical negro contemporâneo, destaca ainda três experiências de aquilombamento no campo das artes cênicas de Salvador-BA, analisando-as na perspectiva da ação política e de uma prática de gestão cultural insurgente e engajada. |