Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2013 |
Autor(a) principal: |
Souza, Maíra Valente de |
Orientador(a): |
Tourinho, Maria Antonieta Campos |
Banca de defesa: |
Pimentel, Álamo,
Oliveira, Eduardo David de |
Tipo de documento: |
Dissertação
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Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Educação
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Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pesquisa e Pós-Graduação em Educação
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Departamento: |
Não Informado pela instituição
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País: |
brasil
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Palavras-chave em Português: |
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Área do conhecimento CNPq: |
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Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/15324
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Resumo: |
Partindo de uma prática etnográfica, pretende-se aqui compreender a roda de samba enquanto um espaço de experiências e lugares de aprendizagem que transcendem os muros da instituição e invadem o cotidiano, as praças, os botecos e as casas, afirmando um grupo social que, através de suas ações culturais coletivas, educa-se de variadas maneiras em busca de celebrar a vida comum. Nas rodas de samba, organizadas em Salvador pelo Grupo Botequim e realizadas por todos que dela participam, forjam-se códigos, símbolos e significados, espaços e tempos específicos para a realização de uma manifestação artística, de um jogo ritualístico e festivo e compartilham-se saberes que não existem separados da própria vida do grupo que a realiza. O universo simbólico comum da roda de samba é gerado e modificado, a partir do encontro de singularidades, mundos moventes que constituem e se constituem no viver de uma cultura. Portanto, a aprendizagem, neste estudo, está ligada à capacidade de os sujeitos inventarem-se no convívio com um grupo regido por um ethos próprio em que se educam em busca de construir uma “morada” e estabelecer vínculos identitários que os façam mais autores da própria vida, re-instaurando o prazer de viver em coletividade. Se a educação tem a ver com a vida, com a forma como recebemos os novos e os recolhemos para dentro da nossa existência, a inserção no contexto da roda de samba pode significar um renascer no mundo, orientado e conduzido através de experiências elaboradas no coletivo. Sendo assim, a relação com o campo e com os nossos informantes de pesquisa foi indispensável na definição de caminhos metodológicos mais apropriados para a construção de um estudo que buscou compreender as relações de aprendizagem na roda de samba a partir da interpretação do contexto sociocultural que gera e em que se insere, dos sentidos que são atribuídos às experiências, subjetivas e culturalmente mediadas, nela vividas, assim como a partir da tradução dos cenários interpretativos construídos em campo, através das interações entre pesquisadora e pesquisados. |