Os processos das abstrações mentais na construção do conhecimento musical a partir de Piaget: uma revisão integrativa

Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: 2020
Autor(a) principal: Santos, Marcelo Silva Saback lattes
Orientador(a): Fonseca, Diana Santiago da
Banca de defesa: Nunes, Helena Muller de Souza, Justi, Lilia do Amaral Manfrinato, Caregnato, Caroline
Tipo de documento: Dissertação
Tipo de acesso: Acesso aberto
Idioma: por
Instituição de defesa: Universidade Federal da Bahia
Programa de Pós-Graduação: Programa de Pós-Graduação em Música (PPGMUS)
Departamento: Escola de Música
País: Brasil
Palavras-chave em Português:
Área do conhecimento CNPq:
Link de acesso: https://repositorio.ufba.br/handle/ri/35498
Resumo: O campo da cognição musical é uma área de estudos que vem cada vez mais atraindo o olhar dos pesquisadores da área da educação musical. O entendimento da atividade cognitiva tem sido cada vez mais relevante para a compreensão da construção do conhecimento musical. Nesta Dissertação, buscou ampliar-se estas noções, debruçando sobre um aspecto da atividade cognitiva, descrito pelo epistemólogo e biólogo Jean Piaget. Este aspecto foram as abstrações mentais, sendo: empírica, pseudo-empírica, reflexionante e refletida, que em seu conjunto atuam diretamente na construção do pensamento lógico-matemático do indivíduo. Para isso foi realizada uma revisão integrativa para um levantamento do estado da arte das pesquisas no campo da música que relacionam o conhecimento e o fazer musical aos postulados piagetianos. Desse levantamento foram selecionados os trabalhos que trazem provas baseadas em evidências acerca da relação entre estas abstrações e a cognição mental em atividades relativas ao fazer musical e a sua construção. Assim, o pesquisador selecionou 60 trabalhos para a revisão integrativa e, dentre estes, 12 trabalhos que trazem as provas baseadas em evidências, apontando para uma estreita relação entre estas abstrações mentais descritas por Piaget e a atividade musical em variados aspectos.