Detalhes bibliográficos
Ano de defesa: |
2019 |
Autor(a) principal: |
Lopes, Camila Paes |
Orientador(a): |
Hernádez, Mariela Brázon |
Banca de defesa: |
Brito, Clóvis Carvalho,
Britto, Ludmila da Silva Ribeiro de |
Tipo de documento: |
Dissertação
|
Tipo de acesso: |
Acesso aberto |
Idioma: |
por |
Instituição de defesa: |
Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas
|
Programa de Pós-Graduação: |
Programa de Pós-Graduação em Museologia
|
Departamento: |
Não Informado pela instituição
|
País: |
brasil
|
Palavras-chave em Português: |
|
Área do conhecimento CNPq: |
|
Link de acesso: |
http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/31869
|
Resumo: |
Esta pesquisa analisa a relação entre a museologia e a arte contemporânea, com foco na arte da performance. A pesquisa tem como base a tríade da musealização (aquisição, pesquisa e comunicação) para estruturar a reflexão das características singulares à performance, ao estar inserida nos museus de arte contemporânea. Em cada etapa do processo museológico, são exploradas particularidades da arte da performance, a fim de compreender as diferenças e as conformidades entre os cenários da museologia e da arte performativa. Esta dissertação deseja reduzir as distâncias e os ruídos surgidos durante a institucionalização da performance ao analisar o procedimento do ponto de vista do artista, em busca de formas que aproximam os campos artístico do museológico e de metodologias museológicas próprias para a sua musealização e, assim, pensar questões que construam a memória da performance colaborando paras os campos da arte e da museologia. |